Evoluiu ou não após seguir sua rotina?

Oiii, meus amados, tudo bem?

Vamos falar de rotina fitness porque já tá na hora, né?

Escolhi esse tema porque acredito ser uma dificuldade de muita gente.

Seguir a rotina de treino, dieta e descanso é muito interessante, mas principalmente pra quem não tem personal nem nutricionista, fica a pergunta: Como é que se pode avaliar seu progresso?

Bom, depois de ser aluna, ter a oportunidade de conhecer alguns treinadores e acompanhar a rotina de alguns fisiculturistas que eu gosto, acabei que percebi a importancia que essa avaliação pode ter e a NÃO importância também.

NÃO IMPORTÂNCIA PORQUÊ:

Nada relacionado ao corpo humano é 100%, nunca é exato, não existe receita, somos todos muito diferentes uns dos outros. Sendo bem exagerada, mas realista, numa avaliação de gordura corporal por dobras cutâneas, por exemplo, uma pessoa gorda pode ter um percentual de gordura menor do que uma pessoa magra, porque depende de quais dobras foram pinsadas, do avaliador, da genética de cada um em determinada região do corpo e outras coisas mais. Isso não significa que você não deve usar este método de avaliação, ele servirá para uma comparação dos seus resultados atuais com os futuros, só não saia por aí dizendo que você sabe exatamente seu percentual de gordura com base neste método porque ele é incerto. Com o peso da massa corporal ocorre a mesma coisa, não podemos nos apegar em números. Portanto, essa sua meta de “preciso perder 5kg” não é uma meta aceitável, vc pode perder 5kg de massa muscular e continuar com a sua gordura localizada no tríceps, entende?pesosIMPORTÂNCIA PORQUÊ:

Nós precisamos ter uma direção em busca dos nossos objetivos. E como saber se você não está errando pra mais ou pra menos sem se auto avaliar?

Exemplo: Seu objetivo é perda de gordura, você inicia uma rotina saudável com saldo hipocalorico, se a sua rotina anterior mesmo sendo desregrada e ruim tiver habituada com pouca comida (baixas calorias) você pode engordar quando iniciar a rotina saudável, se você prosseguir sem avaliação nenhuma, você estará perdendo tempo. Mas entenda bem, isso são apenas possibilidades, por isso a avaliação auxilia. Você avalia e testa, avalia e testa, avalia e testa.

COMO EU FAÇO:

Eu tenho uma balança digital de banheiro. Eu me peso semanalmente no mesmo dia e horário, toda quinta, assim que acordo após as primeiras necessidades do dia e em jejum. Tiro minhas medidas (biceps, cintura, quadril, coxa e panturrilha) e me dou uma nota sincera, exemplo: segui a rotina 95% essa semana. Anoto essas informações para ter um parâmetro para a semana seguinte.

O espelho também é um ótimo parâmetro eu uso e recomendo, mas não podemos esquecer que tem dias que acordamos mais secos, tem dia que estamos inchados (principalmente mulher), além disso o seu psicológico pode influenciar no que você está vendo no espelho, acordar triste, estressada, doente, menstruada ou mau humorada pode atrapalhar sua avaliação pelo espelho. Provavelmente atrapalhará.

Não recomendo avaliação por roupa! Roupa pode encolher ou aumentar de tamanho pós lavagem, roupa disfarça, as vezes veste bem com uma combinação e pode passar uma impressão ilusória.

E por fim o principal… Tire fotos. Com pouca roupa, de praia ou de treino, enfim fotografe!

Porque no dia da foto com ou sem bom humor, inchada ou não a fotografia mostrará como você está e vai ser ótima para uma futura comparação. Eu tiro foto uma vez por mês apenas, mas meu marido tira semanalmente.

Meu esposo é meu coach, é pra ele que envio minhas medidas e avaliações e dependendo da evolução ele faz os ajustes necessários.

Enfim, conheço pessoas que pregam que medidas não servem de nada e outras que se traumatizam e se apegam nas medidas. Gente, vamos ter meio termo, vamos ter bom senso, não somos uma máquina e nem podemos ignorar descobertas e/ou facilidades. É simples, vamos usar isso a nosso favor, sem neurose, sem caô! Haha

Espero ter ajudado…. beijinhos!

No Comments Yet.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *