A crise chegou! Aprenda a comprar melhor!

By Mayra Soares segunda-feira, abril 11, 2016 1 , , Permalink 0

Faz tempo que a gente não vem falar disso por aqui não é não??

To sumida desses posts mais informativos, apesar de achar que look do dia também pode trazer inspiração pra vocês.

Longe de ser uma expert do assunto, eu procuro trazer pra vocês aquilo que dá resultado pra mim, aquilo que eu observo sempre por aí nos looks das ruas, das novelas, das passarelas, “dazamiga” que sempre trazem uma informação de moda e uma mensagem pra gente.

Eu preciso contar pra vocês (acho que já contei) que eu era a louca do consumo. A perfeita consumista que, aliás é muito diferente. Consumo é uma coisa, consumismo é outra.

Enfim, eu comprava qualquer coisa que visse na frente pelo simples prazer de comprar e não porque estivesse precisando de algo. Vocês já sabem o que aconteceu né?

Dividas, juros, cartões estourados e sonhos indo pro ralo, porque eu estava tirando de mim mesma. E é assim que a gente faz quando não tem controle das nossas compras, tiramos de nós mesmas, dos nossos sonhos, da nossa vida.

Eu tive que reaprender a comprar, organizar meu guarda-roupas, minhas finanças e a minha cabeça, que era a mais difícil de ser organizada.

Hoje eu compro o que eu preciso e, mesmo precisando, pesquiso muito e penso muito antes de comprar.

Calma! Não to dizendo pra você deixar passar aquela peça maravilhosa que você agarrou amor, não é nada disso. Tem coisa que a gente ama e a gente quer e, nesses casos, eu sou super a favor de enfiar a mão no bolso e comprar MESMO, mas só nesses casos.

O que acontecia comigo era bem diferente. Eu comprava porque me dava prazer consumir, mesmo se fosse algo que eu não fosse utilizar e, gente, isso só pode ser doença. Doei muitas roupas com etiquetas e sapatos nas caixas até que decidi dar um basta.

E quando isso aconteceu eu fiquei um bom tempo, sem comprar nada. Quando voltei a comprar precisava comprar direito e eu resolvi me planejar.

Sim, amores e amoras, planejar minhas compras.

PLANEJAMENTO

Eu abri meu guarda-roupas e vi tudo o que eu tinha, separei por pilhas do que eu usava para trabalhar, o que eu usava no o final de semana, o que eu usava na nigth, o que eu usava no calor, o que eu usava no frio, etc… Vi o tanto de roupa preta, cinza, marinho e branca que eu tinha porque eu comprava muita roupa para trabalhar (mas quem disse que pra trabalhar só pode essas cores?). Percebi então que faltavam roupas para os finais de semana, faltavam roupas coloridas, faltavam rasteirinhas na parte dos sapatos e faltavam acessórios como cintos e bijuterias.

Depois eu escrevi uma lista de lojas que tinham peças no meu estilo e com os quesitos que eu estava procurando, roupas coloridas, modelos de finais de semana, sapatos baixos, cintos e bijoux.

E por fim o quanto eu poderia investir naquela compra.

Eu disse INVESTIR porque moda é investimento, a nossa aparência deve ser cuidada, podemos e devemos investir nela.

Mas nós devemos lembrar que temos o carro, a casa, as viagens, os filhos, os móveis novos, enfim, o mundo que queremos conquistar. Não dá pra viver só de roupa. E nós precisamos aprender a investir o nosso dinheirinho na coisa certa.  ;)

SAIR DA ZONA DE CONFORTO

É difícil pra todo mundo, porque a gente tem aquela mania né? “Ah, deu certo! Amei essa calça, quais cores você tem? Pega uma de cada pra mim!” Aquela tendência a repetir o que dá certo. Mas aí a gente não cria nada né? Só muda cores, muda uma modelagem ou outra, mas está sempre com o mesmo look.

Vamos ousar, vamos mudar! Vocês sabem que eu até aprendi a gostar dessa limitação no guarda-roupas, porque ela estimula a nossa criatividade. EU AMO ganhar/comprar peças novas, claro, eu ainda sou mulher! hahaha Mas ter que criar um look diferente com o que a gente já tem, faz a gente sair da tal zona de conforto e eu acho essa a maior conquista que a gente faz pro nosso estilo pessoal.

Quantas vezes a gente olha na arara e acha esquisita alguma peça, mas depois de provar dá super certo? Acontece com todo mundo. Aliás, acontece com quem tem coragem de tentar modelagens novas, cores novas, materiais diferentes. Até porque ninguém é obrigada a levar nada que leva pro provador. Não gostou, não leva.

PROVO TUDO

Temos que provar tudo, chuchuas. Pelo mesmo motivo que disse aí acima. Eu vou sempre com uma lingerie boa, adoro as sem costuras, para não marcar nas roupas. Eu sempre sambo quando provo sapatos novos! hahahahaha Parece mentira, mas não é, minha mãe sempre fez isso e eu e a Nay, todas as vezes que colocamos sapatos novos nos pés damos aquela sambadinha pra garantir que o sapato é confortável. hahahaha

Com a roupa é bom sentar, agachar, andar, me chamem de louca do provador, mas juro que faço isso tudo.

TÁ TRANQUILO, TÁ CONFORTÁVEL

Achou as cores, os modelos, ta tudo certinho e confortável no corpinho? EU NÃO CORRO PRO ABRAÇO.

Eu olho bem no espelho, penso no que tenho no meu guarda-roupas, se o que eu estou comprando combina com pelo menos três peças que tenho lá e se o tecido é de qualidade.

PRONTO!

Agora posso correr pro abraço e ser feliz, com a certeza de que comprei aquilo que vou usar, satisfeita por ter limitado o meu investimento e feliz de me ver mais bonita, mais bem vestida, mais confiante.

_W0A4829 TR_W0A9249look-5Apliquem isso na vida de vocês e as compras serão muito mais proveitosas. <3

Usem a criatividade com aquilo que têm no guarda-roupas e os looks serão bem mais interessantes.

Inspirem-se em celebridades, blogs de moda, Pinterest, Instagram, revistas dá muito certo, por experiência própria. ;)

Vocês têm mais dicas? Como fazem as compras de vocês?

Bitocas!

 

 

 

1 Comment
  • Vanessa Nicolini
    maio 23, 2016

    Oie!!! Cada dia mais apaixonada pelas suas dicas e publicações bjs bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *